Carlos Pinkusfeld, André Tosi Furtado, Claudia Leitão e Wilson Vieira assumem compromisso com desenvolvimento sustentável e legado de Celso Furtado em evento no Rio de Janeiro

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) celebrou, na última terça-feira, 18 de fevereiro, a cerimônia de posse de seus conselhos deliberativo e fiscal, além da diretoria para o triênio 2025-2027. O evento, realizado de forma híbrida na sede do CICEF, no Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, reuniu economistas, pesquisadores e convidados especiais para marcar o início de uma nova fase.

A cerimônia, que também foi transmitida online para garantir a participação de associados de diversas regiões, enfatizou a diversidade na nova diretoria, um ponto destacado por Vera Cepêda, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrante do conselho deliberativo, que mediou o evento.

“A 10ª diretoria assume o compromisso de fortalecer o legado de Celso Furtado, com foco na promoção de estudos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil”, afirmou Vera Cepêda.

Nova Diretoria do CICEF

A nova diretoria eleita para o triênio 2025-2027 é composta por:

  • Carlos Pinkusfeld (Diretor-Presidente): Economista, Professor Associado da UFRJ, com experiência em gestão do Centro Celso Furtado e pesquisa em macroeconomia. Possui PhD em Economia pela New School for Social Research (EUA) e Mestrado em Economia da Indústria pela UFRJ.
  • André Tosi Furtado (Diretor): Economista, Professor Titular da UNICAMP, especialista em estudos da inovação, com foco em energia e políticas de inovação. Possui Doutorado, Mestrado e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Paris I.
  • Claudia Sousa Leitão (Diretora): Socióloga, Doutora em Sociologia pela Sorbonne – Paris V e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Possui experiência como Secretária da Cultura do Ceará (2003-2006), Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (2011-2013) e Diretora do Observatório de Fortaleza (2017-2020).
  • Wilson Vieira (Diretor): Economista, Professor Associado da UFRJ, com Doutorado em Sociologia e Mestrado em História Econômica pela UNICAMP. Pesquisador em história econômica e pensamento econômico e social brasileiro e latino-americano.

Compromissos da Nova Gestão

Em seu discurso de posse, o Diretor-Presidente Carlos Pinkusfeld abordou os desafios que o Brasil enfrenta e o papel do CICEF nesse cenário:

“A história é sempre uma sucessão de crises. Estamos vivendo uma grande transformação social, e nosso compromisso é aprofundar o debate e garantir que as reflexões sobre desenvolvimento sejam conduzidas com ética e profundidade.”

Ele também anunciou a renovação dos canais de comunicação da instituição, buscando democratizar o conhecimento científico e fortalecer o diálogo com os associados.

A diretora Claudia Leitão, especialista em economia criativa, ressaltou o papel estratégico da criatividade no desenvolvimento sustentável:

“A economia criativa não é apenas um setor produtivo; é uma força transformadora que integra cultura, inovação e desenvolvimento sustentável. Ela nos convida a repensar o valor da criatividade como um recurso estratégico para construir sociedades mais inclusivas e economicamente vibrantes. Agora, como parte da Diretoria do CICEF, prometo ampliar esse debate, mostrando que a economia criativa não só gera ideias, mas também movimenta recursos e impulsiona o desenvolvimento econômico de forma significativa.”

Diante dos desafios complexos que se apresentam, como o processo de inflexão desde 2014/2016 e o violento reposicionamento da ordem mundial, a nova diretoria tem a importante tarefa de dar continuidade ao legado de Celso Furtado.


Foto: Fabíola Loureiro

Presença de Pesquisadores e Associados

A cerimônia também contou com a presença de pesquisadores, associados e economistas, incluindo Rosa Freire d’Aguiar, tradutora e jornalista, que sugeriu ações para ampliar a participação dos associados, e Ceci Vieira Juruá, economista com vasta experiência em políticas públicas, que agradeceu o apoio do governo Lula, fundamental para a existência do CICEF há 20 anos e em seu mandato atual.

Próximos Passos do CICEF

Nos próximos anos, o CICEF pretende:

  • Ampliar os canais de comunicação;
  • Melhorar a distribuição de seu boletim mensal;
  • Disponibilizar o conteúdo do evento no site da instituição;
  • Desenvolver projetos de publicações;
  • Criar um Espaço do Desenvolvimento, um centro cultural imersivo que explore diferentes aspectos do desenvolvimento ao longo da história do Brasil;
  • Implementar novos projetos, incluindo iniciativas voltadas ao clima e meio ambiente.