Ministério da Fazenda reduz projeção do PIB para 2025
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, reduzindo a expectativa de 2,5% para 2,3%. A revisão foi divulgada no documento “2024 em retrospectiva e o que esperar de 2025”, publicado na última quinta-feira (13), e foi motivada pelo impacto das políticas monetária e fiscal contracionistas.
Segundo a SPE, a alta da taxa básica de juros e o ambiente externo adverso foram fatores determinantes para a revisão. O documento também destaca que “o carry-over para 2025 também se reduziu recentemente”.
O impacto será mais expressivo para setores cíclicos, como aqueles que dependem de crédito, massa salarial e transferências governamentais, que devem enfrentar um menor ritmo de expansão. Por outro lado, segmentos não cíclicos, como a produção agropecuária e extrativa, devem manter um crescimento expressivo. Esse desempenho contribuirá para a estabilidade da atividade econômica e ajudará no controle da inflação por meio do aumento da oferta de produtos.