Curso, com uma carga horária total de 20 horas, será ministrado por profissionais experientes e reconhecidos no cenário internacional do audiovisual

O mundo da animação digital se prepara para receber uma nova geração de talentos com o início do Workshop de Animação, uma iniciativa inovadora que oferece capacitação gratuita na área audiovisual. O primeiro encontro da série de workshops ocorrerá nesta segunda-feira, 19 de agosto, das 10h às 12h, em formato online e ao-vivo. A turma 1 se dedicará a aprender os fundamentos do software TVPaint, além de explorar os 12 Princípios da Animação, combinando teoria e prática através de vídeos tutoriais e exercícios.

“Queremos que os participantes saiam deste workshop com uma base sólida em animação, capaz de transformar suas ideias em projetos concretos,” afirma Iuri Araújo, Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e co-fundador do Província Studio. Ele, que tem ampla experiência em animação 2D tradicional e desenvolvimento visual, acredita que a capacitação gratuita é uma ferramenta poderosa para democratizar o acesso ao mercado audiovisual. “Nosso objetivo é abrir portas para quem tem talento e paixão pela animação, mas não teve a oportunidade de se especializar,” acrescenta.

Guilherme Araújo, também Mestre em Cultura Visual pela UFG, complementa: “A animação é uma linguagem universal que permite contar histórias de maneira única e envolvente. Estamos empolgados em compartilhar nosso conhecimento com os alunos e ajudá-los a desenvolver suas habilidades.” Guilherme, ilustrador e animador premiado internacionalmente, tem contribuído com animações para plataformas como TED-Ed e The School of Life, e acredita que “o workshop será uma experiência transformadora para todos os participantes.”

As inscrições para a primeira turma ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail info@provincia.network. As vagas são limitadas, e o workshop oferece certificados do Província Academy para todos os participantes que concluírem o curso.

Além da turma 1, outras duas turmas estão previstas: a turma 2, que ocorrerá entre os dias 9 e 20 de setembro, também em formato online, e a turma 3, que será realizada presencialmente entre os dias 7 e 18 de outubro. Ambas seguirão o mesmo cronograma de 10h às 12h, totalizando 20 horas de aprendizado cada.

Nivelamento – Para os módulos intermediário e avançado, será exigido um portfólio para assegurar que os alunos possuam a base necessária para aproveitar ao máximo o conteúdo. “Queremos que os alunos entendam que a animação é muito mais do que movimentar desenhos; é uma forma de arte que envolve emoção, narrativa e técnica,” destaca Iuri Araújo. “Por isso, estamos preparando um conteúdo que vai além do básico, desafiando os participantes a explorar todo o seu potencial criativo.”

Para promover a inclusão, o projeto contará com intérpretes de Libras durante as palestras, além de incentivar a participação de pessoas com deficiência na equipe técnica. Serão realizadas ainda duas lives com grandes nomes do cinema de animação e games, proporcionando aos alunos a oportunidade de interagir com profissionais de destaque no setor.

*Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.