C

No processo de construir relações interpessoais mais saudáveis, a experiência narrada por Vagner Faustino Fernandes em seu livro “Sobre retalhos emocionais… A busca de um novo amanhecer”, disponível na Amazon Kindle, pode ser uma fonte valiosa.

A dependência emocional afetiva masculina é caracterizada por um padrão de comportamento no qual um homem busca de maneira excessiva e desequilibrada a validação, o afeto e a segurança emocional de um parceiro. Essa dependência pode se manifestar de diversas formas, como a necessidade extrema de atenção, o medo do abandono, a busca incessante por aprovação e a dificuldade em estabelecer limites saudáveis no relacionamento.

Um dos desafios significativos para os homens perceberem que enfrentam a dependência emocional afetiva reside na pressão social e nos estereótipos de gênero. Muitas culturas ensinam aos homens a repressão das emoções, a independência e a não demonstração de fraquezas, dificultando a identificação e aceitação do problema emocional.

Além disso, a dependência emocional afetiva pode ser confundida com amor genuíno ou cuidado legítimo, tornando difícil perceber que o relacionamento está desequilibrado e prejudicial. Muitos homens podem acreditar que estão apenas expressando amor e preocupação, sem perceber que essa expressão é impulsionada por uma necessidade emocional subjacente.

Outro obstáculo está ligado ao senso de identidade. Muitos homens podem vincular sua autoestima e valor pessoal à capacidade de proporcionar segurança emocional ao parceiro, o que os impede de reconhecer a dependência emocional e a vulnerabilidade.

Vagner Faustino Fernandes

A falta de conscientização sobre saúde mental e emocional pode levar os homens a ignorarem sinais de dependência emocional, desconsiderando a importância de buscar ajuda e apoio.

É crucial destacar que a dependência emocional afetiva não é exclusiva dos homens, sendo mais comum entre mulheres, mas as expectativas sociais e dinâmicas de gênero frequentemente tornam mais desafiador para os homens reconhecerem e lidarem com essa questão. Reconhecer a dependência emocional afetiva é o primeiro passo para buscar ajuda e desenvolver relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

O terapeuta e escritor Vagner Faustino Fernandes oferece dicas para homens e mulheres em sua redes sociais e publicou diversos livros.