A adolescência merece sempre atenção! 

O livro “Adolescentes: Fragilidades e Equilíbrio” é resultado da experiência da autora e psicóloga Marina Albuquerque, natural de Porto Velho-RO.

Em todo o mundo, é consenso entre especialistas que esse período da vida merece atenção. A obra de Marina Albuquerque é uma síntese das transformações que acontecem durante o processo da adolescência, que abrange a segunda década da vida.

Cada adolescente tem várias tarefas para se dedicar, olhando para si mesmo, procurando se cuidar e, com ajuda, desenvolver e melhorar no que for possível.

Paralelamente às transformações biológicas, constata-se o desenvolvimento das funções cognitivas: o adolescente é capaz de usar o raciocínio abstrato e lógico, usar conceitos, planejar, fantasiar. Tudo isso faz parte da formação da identidade, que deve incluir a escolha de uma profissão.

As mudanças no desenvolvimento psicológico são intensas e provavelmente devem ser o que mais assusta os pais e responsáveis de adolescentes

E de acordo com os mais recentes estudos, o cérebro de um adolescente está ainda em desenvolvimento, o que justificaria os comportamentos impulsivos, a busca pelo prazer, o imediatismo para conseguir o que deseja, a dificuldade para lidar com o tempo, também em formação nessa fase.

O livro traz resumos de falas e ideias passíveis de ocorrer, principalmente no ambiente familiar, ilustrando como os adolescentes, imbuídos de senso crítico, questionam atitudes e falas dos pais. Por exemplo, se costumavam ouvir determinadas expressões quando criança, mas que não compreenderam, resta-lhes questionar para buscar compreensão e decidir se aceitam ou não tais expressões.

A autora defende a ideia de que os pais e responsáveis por adolescentes, devem tomar a iniciativa de os acompanhar e prover as orientações pertinentes da fase, para que os filhos possam se sentir seguros, em direção à vida adulta.

Experiências da autora com adolescentes:

Marina Albuquerque faz alguns relatos sobre suas vivências com adolescentes:

Segundo a autora, uma de suas experiências foi com “adolescentes em conflito com a Lei,” agora “Autores de Atos Infracionais”, exemplificando que a fase da Adolescência é um período de aprendizado de normas para a vida em sociedade e que há punições para quando as regras são quebradas.

Uma palestra para alunos muito inteligentes

“Eles queriam que eu levasse ou informasse para eles, se havia alguma pesquisa no mundo capaz de provar que é possível alguém passar pela adolescência sem os rótulos de problemático, difícil, angustiante. Claro, foi possível responder ao questionamento deles. Na época eu respondi que ser adolescente não significa quebrar todas as portas quando contrariado; que não precisa gritar com raiva quando lidar com adultos. Enfim, a mudança é interna e as respostas podem ser ditas de modo assertivo (sem agredir o outro e expondo o próprio ponto de vista)” relata a autora.

Escuta de alunos no pós-pandemia 2019

A pandemia fez com que muitos adolescentes procurassem por ajuda, principalmente os que ficaram sozinhos no mundo (após a morte dos pais) e tiveram que tomar conhecimento das fases do luto, num aprendizado intenso para cada um deles.

A escuta de adolescentes em escolas

Esse é um dos aspetos ainda cheio de estigmas, entretanto, posso dizer que muitos familiares buscam atendimentos psicológicos para seus filhos, e que tal atitude emerge em conhecimento de si próprios: quando o ser humano fala sobre si, sua vida e suas emoções, ele ganha maior compreensão a respeito de si mesmo, e vai refletir ainda nas relações interpessoais.

ADQUIRA JÁ O LIVRO ATRAVÉS DO LINK:

https://loja.umlivro.com.br/adolescentes–fragilidades-e-equilibrio–como-incentivar-a-saude-mental-de-adolescentes—6919707/p

Sobre a Editora Becalete

Sobre a editora: Com centenas de livros publicados e uma forma humanizada de publicar suas obras, a Editora Becalete é uma opção que traz um ótimo custo-benefício na publicação do seu livro.

Cuidamos de todo processo, desde a edição até a venda em várias partes do mundo!

Atendimento diferenciado, onde o autor é participativo e ouvido. Aqui todo processo segue de forma democrática e harmoniosa, para que o seu original se torne um livro de verdade como merece.

Não deixe de conhecer as várias vantagens para você e sem contar que, na Editora Becalete, não ficamos de posse dos direitos da sua obra!

Venha fazer parte dessa grande família de escritores que já conhece todas as nossas facilidades.

Instagram: @editorabecalete

WhatsApp: 19.981963304

Envie seu original: editorabecalete@gmail.com