De forma jamais apresentada, o antigo Palacete que foi propriedade de Laurinda Santos Lobo, grande mecenas das artes e foi transformado pela Prefeitura do Rio de Janeiro desde 1997 no Parque das Ruínas de Santa Teresa, vai acolher a 5ª Edição Internacional de Arte Tocada e Arte que Toca com o tema Imersões Sensoriais de autoria e curadoria de Heloiza Azevedo – CEO da Heclectik-Art Consultoria Artística Internacional em Portugal – Diretora Artística – Produtora Cultural e Curadora de Arte. O evento acontecerá de 11 a 14 de maio de 2023, quinta-feira, às 15h30.

Foto Anderson Zappa

Equipe na ordem da esquerda para direita: Rafael – Eletricista, Herval – Assistente do Cenotécnico, Camilla Freitas – Artista Visual, Monique Nix – Assistente Curadoria, Heloiza Azevedo Curadora, Leonardo Chiasso Arquiteto – Herval – Assistente Cenotécnico – Alvaro de Souza – Supervisão Cenotécnica – Antonia F. Boaventura – Artista visual/ Curadora

Sobre a exposição imersiva, Heloiza comenta: “Como patrimônio cultural pelo IPHAN, As Ruínas – o antigo palacete é o cenário apropriado para a mostra em referência. A Heclectik-Art busca inovar por intermédio das Artes, a valorização de espaços especiais, arquitetônicos, a projeção e trajetória de artistas de toda parte, pois acreditamos que a Arte é uma ferramenta potencializadora de construção em diversos sentidos, humanos, sociais e profissionais.

Respeitando os protocolos de conservação e valorização arquitetônica do antigo palacete, vamos mobiliar de forma inédita com móveis de época, as Ruínas do Parque de Santa Teresa, com a intervenção de grandes artistas e suas obras. Tivemos o apoio de alguns dos antiquários da Rua do Senado que ficaram sensibilizados com a iniciativa e satisfeitos de poderem contribuir em prol de um dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro, com visita turística atingindo nos finais de semana um público de mais de 6.000 pessoas.

IMERSÕES SENSORIAIS igualmente contará com mais de 20 artistas nacionais e internacionais, contemporâneos selecionados. Nesta manifestação artística, lidaremos com múltiplas linguagens em comunhão com o espaço interior e exterior das ruínas, incluindo a varanda e o grande terraço, que nos surpreende com uma vista panorâmica magnífica do Centro e da Baía de Guanabara. A Abertura no dia 11/05, vai ser realizada com um desfile de ArtCouture do Arquiteto e Estilista Internacional, Leonardo Chiasso.

Por intermédio das artes estaremos unidos contribuindo para que o bairro de Santa Teresa tenha uma atração única, envolvente, valorizando, igualmente, a história, memória, cultura e tornando o turismo do Rio de Janeiro mais atrativo no período do evento.

  • SERVIÇO
  • IMERSÕES SENSORIAIS – ARTE TOCADA E ARTE QUE TOCA
  • Data Vernissage -(quinta-feira) 11/05/2023 as 15h30
  • Abertura ao Público – de 12(sexta-feira) a 14/05/2023 das 9 às 16 h
  • Local – Parque das Ruínas de Santa Teresa
  • Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
  • Rio de Janeiro – RJ – 20241-050
  • Mais informações por WhatsApp + 351 919 672 919 ou por e-mail – artmov.europa@gmail.com
  • Heloiza Azevedo
  • CEO da Heclectik-Art Consultoria
  • Artística Internacional – Diretora Artística
  • Produtora Cultural e Curadora de Arte
  • Portugal +351 919 672 919