Inaugurando um espaço para a diversidade e a riqueza cinematográfica do Centro-Oeste brasileiro, a mostra “Do Coração do Brasil” traz 21 filmes de diferentes gêneros e abordagens, realizados nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. O evento acontecerá na Caixa Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 17 de março.

Idealizada pelo produtor e diretor Marco Antônio Bonatelli, a mostra conta com a curadoria do renomado cineasta indígena Takumã Kuikuro e do produtor João Gabriel Pelosi. A programação não apenas exibirá produções cinematográficas, mas também contempla palestras, bate-papos e sessões especiais, proporcionando um ambiente de imersão na cultura audiovisual do Centro-Oeste.

Um dos pontos mais relevantes da mostra é sua abordagem inclusiva, que busca dar voz às comunidades indígenas e a outros grupos marginalizados. Com isso, serão apresentados filmes indígenas e indigenistas, além de curtas e longas-metragens que exploram diversos gêneros, como aventura, ficção científica, documentários e produções experimentais.

Entre as produções indígenas em destaque, está o documentário “Abdzé Wede’õ – O Vírus Tem Cura?” (2021), dirigido por Divino Tserewahú. Este filme lança luz sobre o impacto devastador da pandemia de coronavírus na população indígena da aldeia de Sangradouro, localizada ao leste de Mato Grosso, e retrata a luta dos nativos para enfrentar e sobreviver à crise sanitária.

Outra obra que merece destaque é o registro histórico “Rituais e Festas Borôro”, uma preciosidade cinematográfica que remonta ao ano de 1917. O filme, realizado pelo Major Luiz Thomaz Reis, acompanha os preparativos de um ritual funeral indígena e oferece um vislumbre fascinante da cultura Borôro, graças à presença do Marechal Cândido Rondon em suas missões pelo país.

“Do Coração do Brasil – Mostra de Cinema do Centro-Oeste” promete ser uma oportunidade imperdível para o público carioca mergulhar nas narrativas autênticas e vibrantes que emanam do coração do Brasil. Com uma seleção diversificada e inclusiva, a mostra representa um convite para explorar e celebrar a riqueza cultural e cinematográfica dessa região tão singular do país.