Renomado cirurgião esclarece como especialidade atua na saúde bucal e facial
Na última segunda-feira (13) foi comemorado o Dia Internacional do Cirurgião Bucomaxilofacial, data que destaca a importância da especialidade na saúde bucal e facial. Embora muitos ainda desconheçam seu papel fundamental, esses profissionais são responsáveis por garantir a harmonia e a saúde dessa região por meio de diagnósticos, tratamentos cirúrgicos e intervenções estéticas.
Reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o cirurgião bucomaxilofacial é responsável por realizar estudo, diagnóstico e tratamento cirúrgico nos ossos da face, patologias nos maxilares, alterações congênitas de crescimento facial, entre outras condições relacionadas à região da face, do crânio, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal. Além disso, também é especializado em cirurgias estéticas faciais.
Com uma formação multidisciplinar que envolve medicina, odontologia e cirurgia, os cirurgiões bucomaxilofaciais combinam habilidades clínicas e cirúrgicas para oferecer tratamentos personalizados e eficazes aos pacientes. “Seu conhecimento teórico e prático obtido da anatomia da região da face e do pescoço o torna apto para realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade”, assegura o Dr. Rafael Evaristo (CRO 12231 SC), profissional com mais de 15 anos de estudos na área e membro do Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF).
A atuação desse profissional é crucial para realizar intervenções cirúrgicas essenciais à saúde e bem-estar dos pacientes. Segundo pesquisas de institutos e literatura da área, mais de 10 milhões de brasileiros necessitam realizar procedimentos de correção no rosto. Além disso, estudos também revelam que 7% da população possui defeitos congênitos da face e que precisam de alguma intervenção cirúrgica para melhoria na qualidade de vida e autoestima.
“A cirurgia estética tem impacto significativo na autoestima. Quando alguém não está satisfeito com a aparência, isso pode afetar sua confiança e capacidade de se sentir bem consigo mesmo. Como cirurgião, tenho a oportunidade de ajudar essas pessoas a alcançarem a aparência que desejam, e tratando condições que, muitas vezes, causam dor ou desconforto físico”, esclarece o cirurgião que se tornou uma referência mundial em rejuvenescimento e emagrecimento facial.
O